Situação de aprendizagem elaborada
nos encontros presenciais do curso “Melhor Gestão, Melhor Ensino” e organizada a partir do
estudo dos textos “Gêneros e progressão em expressão oral e escrita – elementos
para reflexões sobre uma experiência suíça (francófona)”, de Joaquim Dolz &
Bernardo Schneuwly, e “Letramento e capacidades de leitura para a cidadania”,
de Roxane Rojo.
Texto “Avestruz”- de Mário
Prata
OBJETIVO: desenvolver e ampliar capacidade de leitura e escrita por meio
do gênero “crônica”.
CONTEÚDO: leitura e interpretação de
texto, análise dos elementos recorrentes do gênero crônicas, estudo dos
elementos da narrativa.
Público-alvo: 6º ano do Ensino Fundamental.
Antes da leitura
Sondagem por meio das
perguntas:
Vocês já ouviram falar
sobre o escritor Mário Prata? Já ouviram ou leram alguma narrativa dele? Alguém
se lembra de algum texto narrativo que leu e do qual gostou muito?
Breve apresentação da
biografia do autor Mário Prata fazendo uso de data show, comentários e
apresentação do suporte textual.
ü Antecipação do tema/ levantamento do conhecimento prévio
1. Vamos ler um texto que
tem como título “Avestruz”. Sobre o que será esta história?
2. Você já viu uma
avestruz? O que será que comem? Como é essa ave?
3. Quem já ouviu a
expressão: “ter estômago de avestruz”? O que ela significa?
4) Que animal as pessoas
costumam ter em apartamento?
5) Vocês já ouviram falar
ou conhecem alguém que tenha um animal de estimação que não seja muito
comum?
6) Avestruz é um animal
doméstico ou selvagem?
ü Leitura compartilhada do texto
Durante a leitura: (Identificação de pistas linguísticas para compreender sintetizando
o conteúdo do texto/ Checagem de hipóteses/ confirmação ou retificação das
antecipações).
1) Onde a história
acontece?
2)Em que época
acontece? Que palavra pode indicar a época?
3) A descrição da avestruz
no 3º e 4º parágrafos corresponde à ideia que vocês tiveram anteriormente?
4) Que desejo da
personagem motivou a sequência dos fatos?
5) Quais as personagens da
história?
Depois da leitura: (Usar os
procedimentos de leitura e pedir que os alunos grifem com um traço as
expressões indicativas da passagem de tempo e com dois traços, as personagens).
ü (construção da síntese semântica do texto)
1) Quais foram, na
sequência, os fatos importantes da história?
2) Qual o elemento
complicador no texto?
(utilização, em função da
finalidade de leitura, do registro escrito para melhor compreensão)
3) Quais os elementos da
narrativa?
4) Qual a justificativa
para a escolha do título?
5) Que passagem é
responsável pelo tom engraçado do texto?
Ao final dessa etapa,
propor uma produção textual conforme o seguinte roteiro:
ü
Roteiro
Imagine que você conheça
alguém que gostaria de ter em seu apartamento ou casa, um animal de estimação
tão incomum (inusitado) quanto ao da crônica que acabamos de ler. Pense,
pesquise sobre esse animal e reescreva o texto apresentando o bicho de
estimação, o lugar em que os fatos acontecem, as personagens envolvidas e como
a questão foi solucionada.
Lembre- se de adequar o
título ao seu texto, que será lido para os colegas de classe. Após essa
etapa, trazer para as leituras compartilhadas, crônicas de Fernando Sabino,
livro “Cara ou Coroa”, visando reforçar a compreensão sobre o gênero e promover
o gosto pela leitura do texto literário.
Referências Bibliográficas
PRATA, Mário. Avestruz.
5ª série/6º ano. vol. 2. Caderno do aluno (p. 9) e Caderno do professor (p. 18).
ROJO,
R. H. R. Letramento e capacidades de leitura para a cidadania. Texto de
divulgação científica elaborado para o Programa Ensino Médio em Rede, Rede
do Saber/CENP_SEE-SP e para o Programa Ler e Escrever – Desafio de Todos,
CENPEC/SME-SP. SP: SEE-SP e SME-SP, 2004.
SCHNEWLY,
B; DOLZ, J. Gêneros orais e escritos na escola. Campinas/São Paulo: Mercado das
Letras, 2004.
Elaborada
por Jocelene de Fátima Pereira Cordeiro.
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