segunda-feira, 17 de junho de 2013

Situação de aprendizagem elaborada nos encontros presenciais do curso “Melhor Gestão, Melhor Ensino”  e organizada a partir do estudo dos textos “Gêneros e progressão em expressão oral e escrita – elementos para reflexões sobre uma experiência suíça (francófona)”, de Joaquim Dolz & Bernardo Schneuwly, e “Letramento e capacidades de leitura para a cidadania”, de Roxane Rojo.
Texto “Avestruz”- de Mário Prata
OBJETIVO: desenvolver e ampliar capacidade de leitura e escrita por meio do gênero “crônica”.
CONTEÚDO: leitura e interpretação de texto, análise dos elementos recorrentes do gênero crônicas, estudo dos elementos da narrativa. 
Público-alvo: 6º ano do Ensino Fundamental.
Antes da leitura
Sondagem por meio das perguntas:
Vocês já ouviram falar sobre o escritor Mário Prata? Já ouviram ou leram alguma narrativa dele? Alguém se lembra de algum texto narrativo que leu e do qual gostou muito?
Breve apresentação da biografia do autor Mário Prata fazendo uso de data show, comentários e apresentação do suporte textual. 
ü  Antecipação do tema/ levantamento do conhecimento prévio
1. Vamos ler um texto que tem como título “Avestruz”. Sobre o que será esta história?
2. Você já viu uma avestruz? O que será que comem? Como é essa ave?
3. Quem já ouviu a expressão: “ter estômago de avestruz”? O que ela significa?
4) Que animal as pessoas costumam ter em apartamento?
5) Vocês já ouviram falar ou conhecem alguém que tenha um animal de estimação que não seja muito comum? 
6) Avestruz é um animal doméstico ou selvagem?
ü  Leitura compartilhada do texto
Durante a leitura: (Identificação de pistas linguísticas para compreender sintetizando o conteúdo do texto/ Checagem de hipóteses/ confirmação ou retificação das antecipações).
 1) Onde a história acontece?
 2)Em que época acontece? Que palavra pode indicar a época?
3) A descrição da avestruz no 3º e 4º parágrafos corresponde à ideia que vocês tiveram anteriormente?
4) Que desejo da personagem motivou a sequência dos fatos?
5) Quais as personagens da história?
Depois da leitura: (Usar os procedimentos de leitura e pedir que os alunos grifem com um traço as expressões indicativas da passagem de tempo e com dois traços, as personagens).
ü  (construção da síntese semântica do texto)
1) Quais foram, na sequência, os fatos importantes da história?
2) Qual o elemento complicador  no texto?
(utilização, em função da finalidade de leitura, do registro escrito para melhor compreensão)
3) Quais os elementos da narrativa?
4) Qual a justificativa para a escolha do título?
5) Que passagem é responsável pelo tom engraçado do texto?
Ao final dessa etapa, propor uma produção textual conforme o seguinte roteiro:
ü  Roteiro
Imagine que você conheça alguém que gostaria de ter em seu apartamento ou casa, um animal de estimação tão incomum (inusitado) quanto ao da crônica que acabamos de ler. Pense, pesquise sobre esse animal e reescreva o texto apresentando o bicho de estimação, o lugar em que os fatos acontecem, as personagens envolvidas e como a questão foi solucionada.
Lembre- se de adequar o título ao seu texto, que será lido para os colegas de classe.  Após essa etapa, trazer para as leituras compartilhadas, crônicas de Fernando Sabino, livro “Cara ou Coroa”, visando reforçar a compreensão sobre o gênero e promover o gosto pela leitura do texto literário.
 Referências Bibliográficas 
 PRATA, Mário. Avestruz. 5ª série/6º ano. vol. 2. Caderno do aluno (p. 9) e Caderno do professor (p. 18).
 ROJO, R. H. R. Letramento e capacidades de leitura para a cidadania. Texto de divulgação científica elaborado para o Programa Ensino Médio em Rede, Rede do Saber/CENP_SEE-SP e para o Programa Ler e Escrever – Desafio de Todos, CENPEC/SME-SP. SP: SEE-SP e SME-SP, 2004.  
SCHNEWLY, B; DOLZ, J. Gêneros orais e escritos na escola. Campinas/São Paulo: Mercado das Letras, 2004.
 Elaborada por Jocelene de Fátima Pereira Cordeiro.

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