quarta-feira, 5 de junho de 2013

LER: uma paixão a ser partilhada

Adoro ler, e leio qualquer livro que chegue até mim. O primeiro encantamento que vivenciei por um livro, aconteceu por acaso. Eu estava mexendo em uma velha estante na casa de minha avó quando encontrei o livro “David Copperfield” de Charles Dickens, comecei a folheá-lo e quando dei por mim, já tinha lido muitas páginas, me apaixonei pela história e daí por diante, os livros passaram a fazer parte de minha vida, se tornaram companhias com as quais aprendi me emocionei, me consolei.
Hoje, continuo uma apaixonada pelos livros e, apoiando- me em Danuza Leão, “sou uma anarquista mental”, às vezes, me pego lendo ao mesmo tempo, livro de poesias, de contos e romances; deixo um, pego outro, misturo todos eles. Consigo me deixar envolver, num mesmo dia por Cecília Meirelles, Machado de Assis,Isabel Allende ou ainda por uma biografia de Kafka.
Na escola, a pessoa que consolidou minha paixão pela leitura foi a senhora Celene Coimbra, minha professora no 1º e 2º anos de ensino médio. A adoração daquela mulher pela leitura me envolveu por inteiro e a paixão dela passou a ser a minha paixão. É, sem dúvida, somos a união dos exemplos que vamos abraçando ao longo da vida.
O exemplo de minha mentora me levou além da paixão pelos livros, me levou a querer contagiar mais pessoas com essa descoberta. Talvez esteja aí uma razão pra eu ter me tornado professora e incentivadora da leitura.
 Para mim, a leitura é isso: essa liberdade de se encantar e reinventar a própria vida ou, como citou Contardo Calligaris, “A vida é inventada a partir de uma combinatória de sonhos que já foram sonhados. A literatura é um meio de aprender a sonhar a própria liberdade”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário