segunda-feira, 17 de junho de 2013

Situação de Aprendizagem construída a partir do texto "Avestruz", de Mário Prata

Tempo previsto: 4 a 6 aulas.

Objetivos:
Explorar, desenvolver e ampliar capacidades de leitura;
Ler para trabalhar os elementos da narrativa.

Público-alvo: 6º ano do Ensino Fundamental - Ciclo II.

Recursos: dicionário de Língua Portuguesa; texto; data show; internet; varal ou mural da classe.


PROCEDIMENTOS DE LEITURA

ANTES DA LEITURA

Breve apresentação da biografia do autor Mário Prata (uso do data show), comentários e apresentação do suporte textual.

1. Antecipação do tema
Vamos ler um texto que tem como título "Avestruz". Sobre o que será a história?
2. Levantamento do conhecimento prévio
Você já viu um avestruz? O que come? Como é esta ave?
3. Levantamento do conhecimento prévio
Quem já ouviu a expressão "ter estômago de avestruz"? O que significa?


DURANTE A LEITURA (compartilhada)

1. Identificação das pistas linguísticas
Onde a história acontece? Em que época acontece? Que palavra pode indicar a época?
2. Confirmação ou retificação das antecipações
A descrição do avestruz, no terceiro e no quarto parágrafos, corresponde à ideia que você teve anteriormente?
3. Utilização das pistas linguísticas para compreender a hierarquização das proposições, sintetizando o conteúdo do texto
Que desejo da personagem motivou a sequência dos fatos?
4. Inferir informação explícita
Quais as personagens da história?


DEPOIS DA LEITURA

1. Construção da síntese semântica do texto
Quais foram, na sequência, os fatos importantes da história? Qual o elemento complicador no texto?
2. Utilização, em função da finalidade de leitura, do registro escrito para melhor compreensão
Quais os elementos da narrativa?
3. Inferir informações
Qual a justificativa para a escolha do título? Que passagem é responsável pelo tom engraçado do texto?
4. Elaboração de apreciações relativas a valores éticos e/ou políticos
Você gostou da história? Já tinha lido outra semelhante? Percebeu que o autor escreveu "deus" com letra minúscula? O que isso pode sugerir: intimidade/proximidade ou desrespeito?



OUTRAS SUGESTÕES

1. Ilustração e pesquisa
Após a leitura do texto, o professor pode trabalhar com imagens de avestruz e pedir aos alunos que façam pesquisas sobre o animal na internet (utilização do Laboratório de Informática da escola) para aprofundar o assunto da aula.

2. Exposição
Montagem de um varal ou mural para colocar em exposição os trabalhos produzidos pelos alunos.  



 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

DOLZ, Joaquim; SCHNEUWLY, Bernard et al. Gêneros e progressão em expressão oral e escrita - elementos para reflexões sobre uma experiência suíça (Francófona). In: ______. Gêneros orais e escritos na escola. Campinas: Mercado das Letras, 2012.

PRATA, Mário. Avestruz. 5ª série / 6º ano vol. 2

ROJO, Roxane. Letramento e capacidades de leitura para a cidadania. In: Curso EaD/EFAP. Leitura e escrita em contexto digital - Programa Práticas de leitura e escrita na contemporaneidade. 2012.


Elaborada por Milena Prado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário