segunda-feira, 17 de junho de 2013

Situação de Aprendizagem - crônica "Pausa" de Moacyr Scliar

SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM
9º ano
TEXTO: "PAUSA" de MOACYR SCLIAR
Sequência didática organizada a partir do estudo dos textos: “Gêneros e progressão em expressão oral e escrita – elementos para reflexões sobre uma experiência suíça (francófona)”, de Joaquim Dolz & Bernardo Schneuwly, e “Letramento e capacidades de leitura para a cidadania”, de Roxane Rojo. 
Nº de aulas: 06
Objetivos:
  • Fruição do texto.
  • Incentivar a criatividade de produção literária, no gênero crônica.
  • Superar a heterogeneidade da turma, através do trabalho em grupo.
  • Retomar o conteúdo anterior sobre tipologia e gênero.

Antes da leitura
(Levantamento sobre a forma do texto e autor)
1- Levantamento prévio sobre a tipologia e o gênero. ( atividade oral)
  • Quais as tipologias que vocês conhecem?
  • O que é uma tipologia?
  • O que é uma narrativa?
  • Quais os gêneros narrativos que vocês conhecem?
 2- Recuperação de informações sobre o autor e contexto de produção. ( atividade oral)
  • Quem é o autor?
  • Onde ele nasceu?
  • Quais as principais obras?
 3- Pesquisa dirigida sobre o autor.
  • Biografia de Moacyr Scliar.
  • Roda de conversa (socialização dos resultados da pesquisa).
Durante a leitura
(Ativação do conhecimento de mundo/ levantamento de hipóteses/ busca de informação relevante para a construção final do texto/ produção de inferências)
 1- Leitura do texto em grupo (até 18º parágrafo).
 2- Produções de inferências globais.
  • Através das trocas de ideias sobre os possíveis finais da crônica.
  • Construir o final do texto que foi lido, com seu conhecimento de mundo.
 3- Identificação de pistas linguísticas responsáveis pela continuidade ou pela progressão temática.
  • Identificação no corpo do texto: palavras, expressões, situações (impressões) que justifiquem a escolha do final.
 Depois da leitura
(Checagem das hipóteses levantadas/ elaboração de apreciações relativas a valores éticos “discussão com olhar crítico”)
 1- Troca de impressões a respeito dos desfechos do textos produzidos.
  • Que cada grupo construiu no final do texto (exposição oral)
 2- Troca de ideias referentes às produções.
  • Por que Samuel utilizou outro nome?
  • Você pensa que Samuel faz algo errado? Comente.
 3- Apresentação da crônica na íntegra e discussão em relação com os desfechos produzidos.
  • Quais fatores fizeram com que vocês chegassem a essa conclusão para produzirem esse final para o texto?
  • A avaliação crítica do texto em relação com os desfechos produzidos.

Material de apoio:
  • Dicionário.
  • Pesquisa na internet (utilização da sala de informática da escola).
 Exposição da produção final:  Varal.

 Referências Bibliográficas 
SCLIAR, Moacyr. Pausa. In: BOSI. Alfredo (Org.) Conto Brasileiro Contemporâneo. São Paulo: Cultrix, s/d. p. 275-277.
DOLZ, Joaquim; SCHNEUWLY, Bernard et al. Gêneros e progressão em expressão oral e escrita – elementos para reflexões sobre uma experiência suíça (Francófona). In: ______. Gêneros orais e escritos na escola. Campinas: Mercado das Letras, 2012. p. 35-60.
ROJO, Roxane. Letramento e capacidades de leitura para a cidadania. In: Curso EaD/EFAP. Leitura e escrita em contexto digital – Programa Práticas de leitura e escrita na contemporaneidade. 2012.
  Elaborada por Andréa B. C. Rosa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário