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_ Reconhecer
as características do gênero crônica.
Antes da leitura
1- Levantamento do conhecimento prévio
Ø
Pesquisa na sala de informática, sobre a ave e
seu habitat (para mais tarde relacionar com o espaço da crônica – apartamento)
– Fazer em forma de verbete de dicionário (texto expositivo)
2- Recuperação do contexto de produção
Ø
Professor
apresentará no data show síntese sobre a vida e obra do autor Mário Prata, com
fotos.
3- Antecipação do tema ou predição
Ø
Levantar hipóteses sobre o conteúdo da história
a partir do título, através das perguntas:
a) Do que
se trata o texto?
b) Qual é o
assunto?
c) O
avestruz é personagem?
d) Qual
será a sua importância na história?
e) Quando e
onde você acha que aconteceu a história?
Ø
Levantar hipóteses a partir da formatação do
texto, perguntando:
a) É uma
fábula?
b) Uma
poesia?
c) Uma
receita?
d) Uma
carta?
e) Uma
crônica?
Durante a leitura
4- Checagem de hipóteses
Ø
Leitura integral do texto feita pelo professor;
Ø
Confirmar ou retificar as hipóteses levantadas a
partir do título e da formatação do texto.
Ø
Levantar os elementos da narrativa,
caracterizando o gênero crônica narrativa
a) Quando
aconteceu o fato?
b) Onde
aconteceu?
c)
Personagens?
d) O que aconteceu? Qual é o assunto do texto?
e) Qual é o foco narrativo?
Ø
Perguntar: É possível um avestruz viver em um
apartamento? Por quê?
Ø
Elaborar um quadro coletivo com as
características do gênero crônica
Ø
Perguntar:
a) Por que classificamos o texto
lido como crônica?
b) Há
momentos no texto que indicam situações engraçadas que provocam humor? Quais?
Depois da leitura
5- Construção da síntese semântica do texto
Ø Construção
da síntese oral do texto
a) Quem é o protagonista? Há mais
personagens?
b) Qual é o conflito vivido pelo
personagem?
c) Como resolveu seu problema?
d) A solução final (desfecho) é
satisfatória?
Ø Trocar
impressões sobre a crônica questionando se a maneira como o autor concluiu o
texto, colaborou para a continuidade do humor.
Produção de texto:
Após a construção oral, elaborar escrita
e reescrita em dupla, favorecendo o
aluno que apresenta maiores dificuldades. A dupla será composta por um aluno
que tem mais facilidade com aquele que apresenta mais dificuldade)
Ø Nas
próximas aulas, apresentar para os alunos, textos como: anedotas, tirinhas,
charges, crônicas, para que ele faça inferências sobre o humor implícito e
explícito nestes textos.
Elaborada por Sônia Maria Squissato Barboza
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