domingo, 16 de junho de 2013

Situação de aprendizagem Crônica Avestruz Mário Prata


http://cdn.ruralcentro.com.br/1/2011/11/11/avestruz-4-full.jpg


 Objetivos – Ler por fruição despertando no aluno o interesse na leitura através do humor;
                 _ Reconhecer as características do gênero crônica.

Antes da leitura

1-      Levantamento do conhecimento prévio

Ø  Pesquisa na sala de informática, sobre a ave e seu habitat (para mais tarde relacionar com o espaço da crônica – apartamento) – Fazer em forma de verbete de dicionário (texto  expositivo)

2-      Recuperação do contexto de produção
Ø   Professor apresentará no data show síntese sobre a vida e obra do autor Mário Prata, com fotos.

3-      Antecipação do tema ou predição
Ø  Levantar hipóteses sobre o conteúdo da história a partir do título, através das perguntas:
           a) Do que se trata o texto?
           b) Qual é o assunto?
           c) O avestruz é personagem?
           d) Qual será a sua importância na história?
           e) Quando e onde você acha que aconteceu a história?

Ø  Levantar hipóteses a partir da formatação do texto, perguntando:
           a) É uma fábula?
           b) Uma poesia?
           c) Uma receita?
           d) Uma carta?
           e) Uma crônica?

Durante a leitura

4-      Checagem de hipóteses

Ø  Leitura integral do texto feita pelo professor;
Ø  Confirmar ou retificar as hipóteses levantadas a partir do título e da formatação do texto.

Ø  Levantar os elementos da narrativa, caracterizando o gênero crônica narrativa
           a) Quando aconteceu o fato?
           b) Onde aconteceu?
           c) Personagens?
           d) O que aconteceu? Qual é o assunto do texto?
           e) Qual é o foco narrativo?

Ø  Perguntar: É possível um avestruz viver em um apartamento? Por quê?

Ø  Elaborar um quadro coletivo com as características do gênero crônica
Ø  Perguntar:
a) Por que classificamos o texto lido como crônica?
            b) Há momentos no texto que indicam situações engraçadas  que provocam humor? Quais?



Depois da leitura

5-      Construção da síntese semântica do texto

Ø  Construção da síntese oral do texto
            a) Quem é o protagonista? Há mais personagens?
            b) Qual é o conflito vivido pelo personagem?
            c) Como resolveu seu problema?
            d) A solução final (desfecho) é satisfatória?

Ø  Trocar impressões sobre a crônica questionando se a maneira como o autor concluiu o texto, colaborou para a continuidade do humor.

Produção de texto: Após a construção oral, elaborar  escrita e  reescrita em dupla, favorecendo o aluno que apresenta maiores dificuldades. A dupla será composta por um aluno que tem mais facilidade com aquele que apresenta mais dificuldade)

Ø  Nas próximas aulas, apresentar para os alunos, textos como: anedotas, tirinhas, charges, crônicas, para que ele faça inferências sobre o humor implícito e explícito nestes textos. 

Elaborada por Sônia Maria Squissato Barboza

Nenhum comentário:

Postar um comentário