A situação de aprendizagem a seguir foi elaborada nos encontros presenciais do curso “Melhor Gestão, Melhor
Ensino” e visa o trabalho com as capacidades de leitura, citadas por Rojo (2004), envolvidas no ensino de gêneros
orais e escritos, de acordo
com
Dolz e Schneuwly (2004).
Situação de aprendizagem: Crônica
“Avestruz”, de Mario Prata.
Público-
alvo: 6º ano do Ensino Fundamental
Objetivos da leitura
ü Ler
para produzir outro texto;
ü Ler
para situar socialmente um gênero textual;
ü Ler
para buscar informações no texto;
Antes da leitura (Capacidades de
compreensão: antecipação
ou predição de conteúdos ou propriedades do texto)
1- Discussão
oral (em grupos produtivos de três elementos)
Em
grupos, discuta com seus colegas:
·
que presentes de aniversário você costuma
pedir?
·
em geral esses pedidos são atendidos?
·
você conhece alguém que já tenha pedido um presente
de aniversário estranho ou inusitado?
2 -
Leitura de imagens
A)
Observe as imagens abaixo:
fig
1: camelo
fig 2: par de asas fig 3: ovo gigante
B)
Que animal poderia surgir dessa estranha
mistura?
C)
Como esse animal pode ser classificado?
Ave
( ) Pássaro( ) Mamífero( )
C)
Discuta com os colegas:
- O que você espera de uma narrativa
cujo título é “avestruz”?
Durante a leitura (Capacidades de compreensão: checagem de hipóteses e produção de
inferências locais)
1- Escolha
um aluno de seu grupo para realizar a leitura e voz alta.
2 - O
aluno do grupo com mais dificuldade de leitura deverá reproduzir oralmente a
crônica.
3- A ideia
que você construiu sobre o avestruz antes da leitura coincide com as informações
do texto?
4- Sublinhe
no texto as características do avestruz.
5- Que
palavras ou expressões dificultaram o entendimento do texto? Como você resolveu
isso?
6- Pesquisa
A)
Em grupo realize a pesquisa em torno da vida e a obra do escritor Mario Prata,
em sites ou livros previamente selecionados pelo professor.
B)
Resultados da pesquisa
C)
Seu grupo deverá expor oralmente as impressões e principais informações sobre o
autor. O professor sintetizará essas informações na lousa.
D)
O aluno com mais dificuldades de leitura deverá copiar no caderno as
informações sintetizadas pelo professor.
Depois da leitura (Capacidades de apreciação e réplica do leitor
em relação ao texto: recuperação do contexto de produção do
texto)
1-Responda:
A) Quem é o autor do texto e em que esfera
ele atua (literatura, jornalismo, pesquisa científica, etc.)?
B) Para quem esse tipo de texto é produzido?
C) Em que veículos esse tipo de texto circula
e onde?
2- Produção escrita
Produza
em grupo um texto expositivo (verbete de enciclopédia) com as informações sobre
o avestruz, utilizando termos científicos e outras informações encontradas no
texto e em outras fontes. Esse texto deverá compor uma mini-enciclopédia da
classe ao longo do ano.
Referências
PRATA, Mário. Avestruz. 6º
ano, vol.2. Caderno do aluno p.9. São Paulo: SEE, 2013.
ROJO, R. H. R. Letramento e capacidades de leitura
para a cidadania. Texto de divulgação científica elaborado para o Programa Ensino Médio em Rede, Rede
do Saber/CENP_SEE-SP e para o Programa
Ler e Escrever – Desafio de Todos, CENPEC/SME-SP. SP: SEE-SP e SME-SP,
2004.
SCHNEWLY, B; DOLZ, J.
Gêneros orais e escritos na escola. Campinas/São Paulo: Mercado das Letras,
2004.
Nenhum comentário:
Postar um comentário