segunda-feira, 17 de junho de 2013


A situação de aprendizagem a  seguir foi elaborada nos encontros presenciais do curso “Melhor Gestão, Melhor Ensino” e visa o trabalho com as capacidades de leitura, citadas por Rojo (2004), envolvidas no ensino de gêneros orais e escritos, de acordo com Dolz e Schneuwly (2004).

Situação de aprendizagem: Crônica “Avestruz”, de Mario Prata.

Público- alvo: 6º ano do Ensino Fundamental

Objetivos da leitura
ü  Ler para produzir outro texto;
ü  Ler para situar socialmente um gênero textual;
ü  Ler para buscar informações no texto; 

Antes da leitura (Capacidades de compreensão: antecipação ou predição de conteúdos ou propriedades do texto)

1- Discussão oral (em grupos produtivos de três elementos)
Em grupos, discuta com seus colegas:
·         que presentes de aniversário você costuma pedir?
·         em geral esses pedidos são atendidos?
·         você conhece alguém que já tenha pedido um presente de aniversário estranho ou inusitado?

2 - Leitura de imagens
A)           Observe as imagens abaixo:

fig 1: camelo                                  fig 2: par de asas                            fig 3: ovo gigante

B)           Que animal poderia surgir dessa estranha mistura?
C)          Como esse animal pode ser classificado?
Ave (  )                       Pássaro(  )                       Mamífero(  )

C) Discuta com os colegas:
  • O que você espera de uma narrativa cujo título é “avestruz”?


Durante a leitura (Capacidades de compreensão: checagem de hipóteses e produção de inferências locais)

1- Escolha um aluno de seu grupo para realizar a leitura e voz alta.
2 - O aluno do grupo com mais dificuldade de leitura deverá reproduzir oralmente a crônica.
3- A ideia que você construiu sobre o avestruz antes da leitura coincide com as informações do texto?
4- Sublinhe no texto as características do avestruz.
5- Que palavras ou expressões dificultaram o entendimento do texto? Como você resolveu isso?

6- Pesquisa
A) Em grupo realize a pesquisa em torno da vida e a obra do escritor Mario Prata, em sites ou livros previamente selecionados pelo professor.
B) Resultados da pesquisa
C) Seu grupo deverá expor oralmente as impressões e principais informações sobre o autor. O professor sintetizará essas informações na lousa.
D) O aluno com mais dificuldades de leitura deverá copiar no caderno as informações sintetizadas pelo professor.
        
Depois da leitura (Capacidades de apreciação e réplica do leitor em relação ao texto: recuperação do contexto de produção do texto)

1-Responda:
A) Quem é o autor do texto e em que esfera ele atua (literatura, jornalismo, pesquisa científica, etc.)?
B) Para quem esse tipo de texto é produzido?
C) Em que veículos esse tipo de texto circula e onde?

2- Produção escrita

Produza em grupo um texto expositivo (verbete de enciclopédia) com as informações sobre o avestruz, utilizando termos científicos e outras informações encontradas no texto e em outras fontes. Esse texto deverá compor uma mini-enciclopédia da classe ao longo do ano.


Referências

PRATA, Mário. Avestruz. 6º ano, vol.2. Caderno do aluno p.9. São Paulo: SEE, 2013.

ROJO, R. H. R. Letramento e capacidades de leitura para a cidadania. Texto de divulgação científica elaborado para o Programa Ensino Médio em Rede, Rede do Saber/CENP_SEE-SP e para o Programa Ler e Escrever – Desafio de Todos, CENPEC/SME-SP. SP: SEE-SP e SME-SP, 2004.

SCHNEWLY, B; DOLZ, J. Gêneros orais e escritos na escola. Campinas/São Paulo: Mercado das Letras, 2004.





Nenhum comentário:

Postar um comentário